8 meses
Muita Atenção: nesta idade derivado há mobilidade do bebé, este tende em se interessar por fichas de candeeiros, tomadas, etc...
Senta, gatinha e fica de pé
Agora que tem 8 meses, é possível que o seu bebé já se sente sem apoio e talvez até gatinhe ou arrasta-se pela casa . Nesta altura começa-se a por de pé com a ajuda dos móveis.
Esta mobilidade toda traduz-se em muitos tropeções e quedas. Esta é uma parte inevitável da infância e, embora você por vezes fique com o coração na boca, tente aproveitar esta etapa em que a criança explora e descobre os seus limites. Reprimindo os seus desejos mais profundos de proteger o seu filho a todo custo, você vai permitir que ele cresça e aprenda por conta própria. Agora, é fundamental que a sua casa seja um ambiente seguro para crianças. Entre outras coisas, você deve se certificar de que objectos frágeis estejam posicionados em segurança (para que não caiam) e que móveis menos firmes fiquem em locais em que o bebé transita pouco. Retire qualquer objecto pequeno que o bebé possa enfiar no nariz, no ouvido ou na boca.
Uso das mãos
O bebé começa a procurar objectos no chão e usar o dedo para apontá-los. Ele também já consegue usar os dedos para pegar em comida e segurá-la com a mãozinha fechada. Além disso, a criança aprendeu a abrir a mão para deixar objectos caírem no chão. O seu filho está aprimorando a capacidade de agarrar pequenos objectos entre o polegar e o indicador ou o dedo médio.
Mais emotivo
A partir de agora, as emoções do bebê ficam mais evidentes. Ele já faz gracinhas, como mandar beijos para pessoas conhecidas, e tende a repeti-las se for aplaudido. Nos próximos meses, o seu filho vai aprender a avaliar e imitar o seu estado de humor. Ao ver alguém a chorar, é possível que chore também.
Longe dos pais
Nesta idade, a maioria dos bebés já dá sinais de ansiedade da separação. O seu filho pode ficar mais tímido ou preocupado perto de desconhecidos, especialmente quando estiver cansado ou irritado. Ao se afastar, você ajuda no desenvolvimento da confiança do seu bebé e na formação de elos emocionais dele com outras pessoas.
Quando sair, beije e abrace o seu filho e diga a ele que vai voltar. Caso ele fique assustado ou comece a chorar, não tenha dúvidas em reconfortá-lo e assegurar que você volta mesmo. É dificil não começar a chorar quando ele chora, mas, se você não resistir, vai apenas prolongar o sofrimento dele. Nessas horas, é bom ter por perto uma outra pessoa com quem ele esteja familiarizado. Se o bebé fica ansioso no momento de se separar de você à noite, procure reservar um tempinho a mais para estar com ele, segurá-lo no colo, ler ou cantar uma música antes de o colocar de vez para dormir.
Alguns bebés lidam melhor com separações do que outros, dependendo do temperamento. Cada criança é diferente, e cada uma precisa de determinada quantidade de atenção. Você conhece seu filho melhor do que ninguém, portanto siga seus instintos e não se sinta culpada por dar mais atenção se achar necessário.
Os vários usos de um objecto
Grande parte dos bebés passa agora a explorar as variáveis de um objecto, abanando, batendo, deixando cair ao chão e atirando para longe, antes de voltar ao bom e velho método de colocar qualquer coisa na boca. O conceito de que dá para fazer alguma coisa com um objecto está a emergir, então é uma boa hora para ter em casa brinquedos com muitas partes para bater, apertar, virar e abrir.
Neste estágio, as crianças gostam de ver coisas a cair, sendo apanhadas (por si, claro) e depois sendo jogadas no chão novamente. O seu filho não está só a tentar provoca-la, por mais que pareça; ele simplesmente acha esse espetáculo sensacional e vai querer vê-lo muitas e muitas vezes.
O bebé também entende a relação entre os objectos. Ele percebe, por exemplo, que coisas menores cabem em coisas maiores. Ele vai achar com facilidade alguma coisa que você escondeu e conseguirá apontar para a imagem certa quando o nome de um objecto for dito. Nos próximos meses, o bebé vai começar a usar as coisas para a finalidade correcta: a escova para o cabelo, o copinho para beber e o telefone de brinquedo para encostar no ouvido e "falar" os seus sons favoritos.