5 meses
Aos 5 meses torna-se cada vez mais independente.
Quase sentando sozinho
O desenvolvimento físico do bebé é rapidíssimo. Ao ficar de bruços, ele consegue levantar os braços e as pernas, deixando as costas arqueadas; quando de barriga para cima, ele vai levantar a cabeça e os ombros. Seu filho pode até conseguir sentar por alguns segundos sem ajuda, mas logo se começa a inclinar para a frente. Fique por perto, claro, para apoiar e colocar almofadas à volta da criança para o caso de uma queda.
É bom colocar o bebé a brincar no chão de bruços, porque, ao levantar a cabeça e o peito para olhar objectos ou pessoas, os músculos do pescoço serão trabalhados, melhorando o tônus muscular necessário para outras funções motoras. A posição vale também como treino para o controle da cabeça, de que ele precisará para ficar sentado.
Quando você segurar o seu filho de pé no seu colo, ele se movimentará para cima e para baixo.
A criança tem agora facilidade de levar um objeto à boca para explorá-lo. Continua a exploração do mundo pela boca.
Repetição de sons
Novos sons são incorporados ao repertório do bebé, e entre os favoritos está assoprar ou fazer bolhinhas de saliva. Neste momento, é comum que os bebés se encantem tanto com uma de suas descobertas que a repitam sem parar por algum tempo. Isso faz parte normal do processo de desenvolvimento.
A maioria das crianças aprende bem uma habilidade antes de passar para outra. Pode até ser um pouco chato ficar a ouvir os mesmos sons vezes sem conta, mas praticar a paciência agora funciona como uma espécie de preparação para os infindáveis "nãos" e "porquês" que vêm pela frente, quando ele estiver mais crescidinho.
Audição mais acurada
A criança percebe de onde se origina um som e rapidamente se vira para ouvir algo em noutro lugar.
O barulho de chaves é um dos sons mais fascinantes para os bebés. O seu filho vai prestar muita atenção na sua boca ao ouvi-la falar e tentará imitar as inflexões da sua voz, além de balbuciar consoantes, como o "m" e o "b".
Os bebés de 5 meses costumam reconhecer o próprio nome. Veja como o seu filho se vira ao ouvir você dizer o nome dele ou falar sobre ele com outra pessoa.