4 meses
Agora com 4 meses de idade o seu bebé tem um estomago maior, por isso não sentirá necessidade de se alimentar com tanta frequencia, apenas cinco a seis vezes por dia. O apetite dele vai diminuindo e fica mais parecido com os horarios de crianças maiores, mas mesmo assim ele vai continuar a crescer e a engordar embora que menos que nos meses anteriores.
Já está na hora de começar a dar outros alimentos?
Nos primeiros 4 a 6 meses de vida, o bebé recebe todos os nutrientes de que precisa através do leite materno ou das fórmulas lácteas. Mesmo assim, os pais costumam ficar ansiosos para introduzir logo os alimentos solidos na dieta infantil. Converse com seu pediatra antes de tomar uma decisão.
A introdução de alimentos (como pápas ou sopinhas) pode até ser considerada, agora que o sistema digestivo está mais desenvolvido e o reflexo de propulsão da língua começa a desaparecer; no entanto, muitos médicos aconselham que se espere até os 6 meses.
Rolar para cá e rolar para lá
Quando estiver de bruços, o bebé vai levantar a cabeça e os ombros, usando os braços como apoio. Essa "miniflexão de braços" ajudará a fortalecer os seus músculos, além de oferecer uma melhor visão do que está à sua volta.
Ele poderá até surpreender-la (e a ele mesmo!) rolando de costas para a frente ou vice-versa. Para incentivá-lo, deixe um brinquedo perto do lado para onde ele costuma virar, e quem sabe ele vai querer tentar rolar de novo. Comemore cada tentativa, ele talvez precise do seu apoio moral, porque novidades tão grandes tendem a assustá-lo.
Tudo na boca
O bebé já consegue pegar num objecto, mesmo que não na primeira tentativa. Uma vez que tenha posto as mãos em alguma coisa, ele vai estudá-la e, logo depois, vai tentar colocá-la na boca. É possível que você note que ele se está a babar mais que o habitual. Alguns bebés começam a ter sinais de dentição já aos 4 meses, mas o primeiro dente geralmente só aparece mesmo após os 5 ou 6 meses.
A brincar sozinho
Nesta etapa, o seu filho brinca com os pés e mãos sozinho por alguns minutos. Milagre!
Se repente você achar que tudo está calmo demais no quarto, vai acabar por descobrir que o bebé, que até então precisava de sua atenção para tudo, está entretido a brincar sozinho.
No entanto se estimulado já solta gargalhadas e quando colocado ao pé da cara da mãe tende a puxar os cabelos ou passar a mão pela sua cara.
Compreensão do papel da linguagem
Especialistas acreditam que aos 4 meses seu filho compreende todos os sons básicos da língua falada em casa. Entre 4 e 6 meses, ele desenvolve a capacidade de produzir alguns sons, tais como "ma-ma" ou "da-da", mesmo que ainda não os ligue à mãe nem a nenhuma outra pessoa. Também consegue participar de jogos de imitação e vai tentar reproduzir algo que você diga.
Estimule a comunicação do seu bebê copiando suas expressões e sons. Ao perceber uma reação quando emite sons e tenta verbalizar alguma coisa, a criança aprende a importância da linguagem e começa a entender o conceito de causa e efeito. Ela passará a notar que o diz faz diferença.
Gosto por muitas cores
Os bebês vêm as cores já a partir do nascimento, mas têm dificuldade em distinguir tonalidades semelhantes, como o vermelho e o laranja. Por isso, eles tendem a preferir preto e branco, ou cores bem contrastantes. Entre 2 e 4 meses, no entanto, a diferença das cores fica mais evidente, e o seu bebê começa a perceber tons mais parecidos.
Ele provavelmente tenderá a gostar mais das cores primárias.