Histórias Infantis e o desenvolvimento da criança

13-11-2011 23:28

 

Histórias Infantis e o desenvolvimento da criança

 

Quem não se lembra de uma boa história infantil de quando eramos crianças?

As histórias infantis são instrumentos importantes para o desenvolvimento da criança.

Não só porque estimulam a parte criativa da criança, bem como a linguagem como também a moralidade que lhes passamos através da brincadeira.

Não é à toa que a criança pede para repetir a hitória vezes sem conta, não tem a ver com o fcato de gostar da hitória, muitas das vezes nem a ouviu por completo mas sim porque nesse momento tem a mãe ou o pai só para si e este é um momento muito especial para ela.

Os laços entre os pais e a criança vão-se fortificando cada vez mais e ela sente-se muito especial apesar de ter estado o dia longe deles pois é a realidade dos dias atuais.

 

Muitas das vezes lembramo-nos de histórias que hoje nao existem, ou seja, na realidade nunca existiram apenas quem as contou deixou-nos encaminhar a narração conforme as nossas perguntas e imaginação. 

Em cada fase do crescimento da criança há factores importantes que devemos usar e estimular num conto.

 

Até três anos, a criança através dos contatos afetivos e pelo tato, passa a reconhecer a realidade que a rodeia. Destaca-se a conquista da própria linguagem, nomeando o que está a sua volta. Utiliza-se então, histórias de bichinhos, brinquedos, objetos, seres da natureza. É nessa fase que a criança começa a se relacionar com o espaço onde vive.

 

A partir dos dois/três anos, à descoberta do mundo concreto e da linguagem, dá-se através de brincadeiras. As histórias são “carregadas” de imagem (desenho, gravuras, etc), e estas sugerem uma situação, significativa para a criança. As gravuras de traços simples, de fácil visualização tornam-se muito atraentes e interessantes à criança, assim como as histórias de repetição, com graça e humor também são atraentes para a criança dessa faixa etária.

 

Com seis/sete anos, a criança dá início a um processo de socialização e de racionalização da realidade. A imagem ainda predomina o texto, sendo a narrativa simples onde se desenvolve a situação. Os personagens são reais ou simbólicos, porém com caráter ou comportamento bem nítido (bom/mal, forte/fraco), destacando-se histórias de crianças, animais, encantamento (de fadas) e do cotidiano (família, comunidade).

 

Com oito/nove anos, a criança apresenta-se com um pensamento lógico organizado. As histórias giram em torno de uma situação central. O real e o imaginário despertam interesse, sendo mais comum as histórias de fadas mais elaboradas, histórias humorísticas e vinculadas à realidade.

 

Com dez/onze anos, a criança passa a compreender o mundo expresso nos livros, as histórias apóiam-se em reflexões. Os personagens que se destacam, são heróis. Encontramos histórias de aventuras, explorações, invenções, lendas, mitos e fábulas.

 

Tente Criar um momento especial com o seu bebé e opte por o fazer na hora de dormir pois as histórias ajudam a relaxar. Mesmo que que ele ainda não fale não se preocupe pois é uma forma de estimular a compreensão e a fala pois cada vez mais ele vai tentar repetir as suas pequenas narrativas.

 

Boas histórias!!

 

—————

Voltar


Contacto

Nhecos



facebook.com/Nhecos

O transporte Não está incluido nos produtos

 

Taxas dos correios: 
Correio Normal
de 50g a 100g = 0,60 
de 100g a 500g = 1,32 
de 500g a 2kg = 2,98 

Correio Registado: 
até 100gr = 1,97€ 
de 100gr a até 500gr = 2,77€ 
de 500gr a 2kg = 4,75€ 

À Cobrança 
até 100gr = 3,50€
de 101gr até 500gr = 4,21€
de 501 até 2kg = 6,21€